Dental Adelar utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Blog

Nossa equipe de especialistas em mídias materiais odontológicos desenvolveram matérias com dicas e novidades para você ficar ligado em todas as tendências sobre produtos de Odontologia. Confira a seguir!

Materiais odontológicos que não podem faltar no consultório do dentista

Infláveis promocionais e windbanners
COMPARTILHE

Os instrumentais odontológicos são específicos com intuito de suprir as necessidades do dentista, para cada especialidade, como cirurgia, periodontia e ortodontia. Os instrumentos são utilizados pelos dentistas e escolhidos por seu auxiliar que visam melhorar os procedimentos realizados no consultório dentário.   

Os instrumentos odontológicos são bastante utilizados por cirurgião-dentista, nas suas mais diversas especialidades, como cirurgia, ortodontia, implantodontia, entre outras. Também possui instrumentos para exame clínico, instrumentos para procedimentos gerais, entre outros. 

É importante frisar que o auxiliar do dentista, auxiliar de saúde bucal e auxiliar de consultório dentário precisam estar treinados para manipular tais instrumentos, para que as bandejas estejam de acordo com determinado tratamento que vai ser desenvolvido. 

Leia também "Odontologia Humanizada: saiba mais sobre esse conceito"

Quando é o caso de exames clínicos, um dos instrumentos mais utilizados pelos dentistas é o espelho. Já que ele possibilita que o profissional visualize como se encontra a boca do paciente. 

 

Principais instrumentais odontológicos:

Espelho 

O espelho é utilizado na realização de exames clínicos, sendo que o espelho pode ser plano ou côncavo. E serve para aumentar a imagem refletida, para que o dentista visualize os detalhes e analise como se encontra a boca do paciente. 

Pinça Clínica

A pinça clínica é utilizada para pinçar certos materiais como rolinhos de algodão e levá-los até a boca do paciente. 

Sonda Exploradora 

A sonda exploradora é fundamental para a detecção de cárie ou qualquer outra alteração nos dentes do paciente. 

Escavador ou colher de Dentina 

O escavador é uma ferramenta que serve para escavar material criado, com intuito de avaliar o grau de dano causado pela cárie. 

Hollemback

Esse material é utilizado na parte em que é necessário realizar a inserção de material pastoso como curativos e resinas na cavidade do dente, por exemplo.

Carpule

O carpule é uma seringa que é utilizada na administração de anestésicos no paciente. 

Cubas Metálicas

Esse material é utilizado na colocação de material, como álcool iodado e solução fisiológica. As cubas metálicas são materiais feitas de aço inox, com tamanhos e formatos variados.  

Bandejas Metálicas

As bandejas metálicas são produzidas em aço inox, e são apropriadas para o uso dos instrumentos que vão ser utilizados durante o atendimento a um paciente. As bandejas possuem tamanhos variados e algumas podem conter divisórias para separar os materiais que serão utilizados. 

Conjunto de Fórceps

Esse instrumento é utilizado no processo de extração de dentes de leite e de diversos tipos de dentes definitivos, mandíbula ou do maxilar. 

Brocas

As broncas são utilizadas no processo de remoção de material cariado e na preparação de cavidades dentais para receber restaurações. Existem brocas que servem para o acoplamento nos micromotores de baixa rotação. 

Cortantes

É um instrumento que possui uma ponta afiada, é indicado no processo de acabamento das paredes e das cavidades que serão restauradas. 

Aplicador De Cimento De Hidróxido De Cálcio

O aplicador é utilizado para inserir Hidróxido de Cálcio na cavidade do dente de forma fácil e eficiente.

Calcadores Espatulados

Esses instrumentos são utilizados no preenchimento das cavidades dentárias que estão sendo tratadas com o material curativo ou cimentos de vedação, com o óxido de zinco mais eugenol. 

 

Conclusão 

Existem outros imprescindíveis instrumentos para o trabalho do dentista que fazem parte do consultório odontológico como por exemplo: os condensadores, espátulas para resinasfios, afastadores e muitos outros. 

Na Dental Adelar você encontra diversos materiais odontológicos, instrumentos e equipamentos considerados essenciais no consultório de qualquer dentista.

Se você gostou desse artigo, compartilhe nas redes sociais e com seus colegas de profissão.